O momento que o mundo está passando é inédito na história da humanidade, segundo a doutora em crises financeiras, Monica de Bolle. O contexto envolvendo a saúde pública mundial aos efeitos econômicos desastrosos em um período de tempo tão curto, jamais foi visto antes. O que traz uma única certeza: ninguém sabe dizer quais serão os impactos reais na economia global, tampouco tem uma previsão de quando ela acabará.
A garantia da imprevisibilidade é a única certeza atualmente, então, se a sua empresa adotou a postura de esperar as coisas voltarem ao ‘normal’ para agir, repense. Até lá, os hábitos de consumo, necessidades e comportamentos do seu target já terão mudado.
Estudos realizados nos EUA com base em dados de outros dois tipos de Coronavírus humanos para países temperados, estimam que em um cenário moderado, esses países levariam até o meio do ano de 2022, com ciclos de idas e vindas da quarentena, como já acontece em alguns países hoje, com o objetivo de proteger a sua população e o seu sistema de saúde para que estes não entrem em colapso - segundo o Dr. em Microbiologia, Atila Iamarino. E a economia tenderá a acompanhar esse movimento cíclico.
Assuma esse novo cenário como definitivo e alinhe as suas estratégias para sobreviver hoje, com uma cultura ágil, com foco em experimentações, com o olhar para o cliente e dirigido por dados e métricas de sucesso. Nessa nova ordem mundial, nem tudo são tons de cinza. As oportunidades existem para aqueles que procuram e que estão preparados para desfrutá-las.