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O momento que o mundo está passando é inédito na história da humanidade, segundo a doutora em crises financeiras, Monica de Bolle. O contexto envolvendo a saúde pública mundial aos efeitos econômicos desastrosos em um período de tempo tão curto, jamais foi visto antes. O que traz uma única certeza: ninguém sabe dizer quais serão os impactos reais na economia global, tampouco tem uma previsão de quando ela acabará.

A garantia da imprevisibilidade é a única certeza atualmente, então, se a sua empresa adotou a postura de esperar as coisas voltarem ao ‘normal’ para agir, repense. Até lá, os hábitos de consumo, necessidades e comportamentos do seu target já terão mudado.

Estudos realizados nos EUA com base em dados de outros dois tipos de Coronavírus humanos para países temperados, estimam que em um cenário moderado, esses países levariam até o meio do ano de 2022, com ciclos de idas e vindas da quarentena, como já acontece em alguns países hoje, com o objetivo de proteger a sua população e o seu sistema de saúde para que estes não entrem em colapso - segundo o Dr. em Microbiologia, Atila Iamarino. E a economia tenderá a acompanhar esse movimento cíclico.

Assuma esse novo cenário como definitivo e alinhe as suas estratégias para sobreviver hoje, com uma cultura ágil, com foco em experimentações, com o olhar para o cliente e dirigido por dados e métricas de sucesso. Nessa nova ordem mundial, nem tudo são tons de cinza. As oportunidades existem para aqueles que procuram e que estão preparados para desfrutá-las.

Períodos de crise também trazem oportunidades

Nas primeiras semanas do afastamento social, as compras através de e-commerces cresceram 40% em relação ao mesmo período do ano anterior segundo a Exame, o que fará com que o crescimento de 18% do segmento para o ano de 2020 pela ABCOMM, seja muito maior.

O Mercado Livre identificou que as compras relacionadas à Saúde e Cuidados Especiais, Alimentos e Bebidas cresceram 65% quando comparado à primeira quinzena de março de 2019, provavelmente, devido à alta busca por produtos como álcool em gel, fraldas e papel higiênico.

As pessoas têm passado mais tempo na internet. No Facebook, houve um crescimento de 11,9% no tempo em que as pessoas ficam conectadas, segundo o Social Baker Data.

A quarentena fez com que todas as gerações adaptassem a sua forma de aproveitar o tempo em casa. A Global Web Index, em seu relatório sobre o Coronavírus de abril de 2020, nos traz insights importantes para explorarmos em nossas estratégias de Inbound Marketing. Cada geração tem as suas peculiaridades, mas algumas atividades são praticamente as mesmas.

Ficar menos tempo na internet não passa muito na cabeça deles. Já buscar sobre atualizações sobre a pandemia, escutar músicas, assistir à filmes e shows e a vídeos engraçados são desejos bem similares.

O mesmo relatório da Global Web Index também aponta que 51% da geração Z está consumindo mais vídeos online do que antes da quarentena. Os Millennials estão consumindo mais conteúdos de mídia, seja online ou na televisão. Já a geração X, se destacou por ter aumentado mais que as outras o seu consumo de televisão na internet, 45%, enquanto os Baby Boomers parecem ter intensificado o consumo por TV aberta e os outros canais tiveram pouca mudança entre si.

Podemos notar também, uma tendência em todos os continentes na redução das mídias pagas, o que fez as empresas focarem mais em estratégias orgânicas de engajamento. Esse movimento fez com que o CPC (Custo Por Clique) das marcas caísse em torno de 30%, e o CPM (Custo Por Mil) tivesse redução de 50 a 60%, como mostram os gráficos do Social Bakers Data abaixo.

É a hora certa para as marcas aproveitarem a queda dos custos e amplificar o alcance de suas campanhas, com objetivos de fortalecer o relacionamento com o seu cliente, estudar quais são os novos comportamentos e necessidades que estão aflorando e até criar novos produtos, modelos de negócio ou pivotar produtos e serviços já existentes; como fez a Casas Bahia, que criou e implementou uma nova ideia em apenas 3 dias e que em poucas semanas foi responsável por 30% das vendas totais da rede - os vendedores atendem os clientes através do WhatsApp e os ensinam a realizar as compras no website.

A cultura da adaptabilidade nunca foi tão essencial quanto hoje. Em outros artigos como ágil e e-commerce nós já abordamos sobre a importância das empresas estarem preparadas para enfrentar o mundo V.U.C.A. (volátil, incerto, complexo, ambíguo). Esse mindset será um grande aliado na conquista de aprendizados em ciclos curtos através da experimentação, coleta de dados e feedbacks.

No artigo mídias sociais, também falamos da importância do Growth Hacking aplicado às campanhas de marketing digital (Growth Marketing), que serão fundamentais para sua empresa aumentar a eficácia e o ROI em tempos de crise ou não.

Muitas das mudanças que estão acontecendo no mundo hoje serão passageiras. Muitas delas, serão permanentes até que se modifiquem novamente. Crie uma cultura de experimentação na sua empresa, mas não esqueça de que para criar um ambiente seguro para que as pessoas realmente experimentem, elas precisam ter a liberdade de errar com segurança (Safe to Error), e que suas metas incentivem comportamentos favoráveis e não tornem essa missão impossível.

Ao final de tudo isso, a sua empresa estará muito mais forte e preparada para se adaptar às mudanças do mercado e essas transformações não serão mais tão dolorosas quanto estão sendo hoje.

Será um prazer saber sua opinião sobre o conteúdo para que possamos melhorá-lo. Não hesite em nos contactar. ; )

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