A agilidade está em alta e muitas pessoas físicas e jurídicas aproveitam esse momento de euforia para conquistar audiência e vender cursos rápidos com promessas milagrosas, trazidas por essa nova modalidade de olhar para o trabalho. Realmente, esse Mindset pode trazer resultados empolgantes se trabalhado em sua forma pura, o que não é nada simples. Existem inúmeros paradigmas e conceitos que foram responsáveis pelo sucesso de milhares de empresas durante décadas e que precisam ser quebrados, afinal, no mundo atual, eles não fazem mais sentido. Mudar conceitos ‘óbvios’ e crenças pessoais é um desafio que demanda esforço enorme e pode ser, muitas vezes, frustrante. Uma dica: alie-se às métricas. Elas serão suas melhores amigas nessa jornada.
Colar post-its na parede e trocar os nomes das equipes por ‘squad’ não tornam o seu time mais produtivo. É comum ouvirmos "somos ágeis" por aí, mas após minutos de conversa e perguntas pontuais, é possível notar características de empresas extremamente hierarquizadas, formadas por times sem autonomia, com chefias centralizadoras e focadas em metas e objetivos individuais. Não é isso o que você busca para sua empresa, certo? Caso você tenha interesse em aprofundar-se sobre as vantagens que o mindset ágil pode entregar para seu time, vamos deixar sugestões de leitura ao final deste papo. A ideia aqui é mostrar como a nossa forma de pensar impacta diretamente nos resultados dos nossos clientes e como conseguimos transcender | esses valores para os seus times.
A grande maioria dos clientes iniciam o contato com solicitações de orçamentos para soluções já preestabelecidas por eles. Nosso primeiro passo é identificar o problema que eles querem resolver e se realmente é um problema real na visão do seu cliente. Essa hipótese já foi validada? Quais métricas indicarão se o sucesso está se aproximando ou se distanciando? Qual seria o propósito que guia os esforços? Essas são provocações importantes e que quase sempre resultam em novas ideias, formatos, objetivos, trocas de mercado e até cancelamento de projetos.
Falamos pouco ou quase nada sobre contratos. Quando estamos preocupados exclusivamente em atender às necessidades dos nossos clientes e deixá-los satisfeitos, essa discussão perde a sua importância. Mesmo em algumas contas bastante expressivas, nenhum contrato foi assinado, pois os acordos realizados são cumpridos em entregas semanais e constantes, gerando tranquilidade e confiança entre todos, o que prova nosso comprometimento com o sucesso e justifica os investimentos realizados.