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“Entendemos a agilidade como uma maneira de pensar”

A agilidade está em alta e muitas pessoas físicas e jurídicas aproveitam esse momento de euforia para conquistar audiência e vender cursos rápidos com promessas milagrosas, trazidas por essa nova modalidade de olhar para o trabalho. Realmente, esse Mindset pode trazer resultados empolgantes se trabalhado em sua forma pura, o que não é nada simples. Existem inúmeros paradigmas e conceitos que foram responsáveis pelo sucesso de milhares de empresas durante décadas e que precisam ser quebrados, afinal, no mundo atual, eles não fazem mais sentido. Mudar conceitos ‘óbvios’ e crenças pessoais é um desafio que demanda esforço enorme e pode ser, muitas vezes, frustrante. Uma dica: alie-se às métricas. Elas serão suas melhores amigas nessa jornada.

Colar post-its na parede e trocar os nomes das equipes por ‘squad’ não tornam o seu time mais produtivo. É comum ouvirmos "somos ágeis" por aí, mas após minutos de conversa e perguntas pontuais, é possível notar características de empresas extremamente hierarquizadas, formadas por times sem autonomia, com chefias centralizadoras e focadas em metas e objetivos individuais. Não é isso o que você busca para sua empresa, certo? Caso você tenha interesse em aprofundar-se sobre as vantagens que o mindset ágil pode entregar para seu time, vamos deixar sugestões de leitura ao final deste papo. A ideia aqui é mostrar como a nossa forma de pensar impacta diretamente nos resultados dos nossos clientes e como conseguimos transcender | esses valores para os seus times.

A grande maioria dos clientes iniciam o contato com solicitações de orçamentos para soluções já preestabelecidas por eles. Nosso primeiro passo é identificar o problema que eles querem resolver e se realmente é um problema real na visão do seu cliente. Essa hipótese já foi validada? Quais métricas indicarão se o sucesso está se aproximando ou se distanciando? Qual seria o propósito que guia os esforços? Essas são provocações importantes e que quase sempre resultam em novas ideias, formatos, objetivos, trocas de mercado e até cancelamento de projetos.

Falamos pouco ou quase nada sobre contratos. Quando estamos preocupados exclusivamente em atender às necessidades dos nossos clientes e deixá-los satisfeitos, essa discussão perde a sua importância. Mesmo em algumas contas bastante expressivas, nenhum contrato foi assinado, pois os acordos realizados são cumpridos em entregas semanais e constantes, gerando tranquilidade e confiança entre todos, o que prova nosso comprometimento com o sucesso e justifica os investimentos realizados.

Contratos
Escopo Fixo X Escopo Flexível

Contratos são importantes, tentam prever, reduzir riscos e prejuízos, mas esses podem nunca acontecer. Já assinamos contratos que levaram cinco meses para serem concluídos, mas que nesse mesmo tempo já teríamos testado, validado e invalidado centenas de hipóteses, trazido inúmeras melhorias para os produtos e agregado valor para os clientes.

Em um mundo VUCA (Volátil/Incerto/Complexo/Ambíguo), mercados inteiros podem desaparecer do dia pra noite com a criação de alguma tecnologia disruptiva, idealizada por um jovem, em uma garagem qualquer. Esteja certo de uma coisa: esse jovem está olhando para o seu mercado hoje. quinzena de março de 2019, provavelmente, devido à alta busca por produtos como álcool em gel, fraldas e papel higiênico.

O Escopo Sempre Muda

Sempre daremos mais importância para a colaboração com os nossos clientes e suas necessidades, do que a elaboração de documentações detalhadas para contratos com escopos fixos. Até porque existe uma verdade universal: o escopo sempre muda. Se ele ainda não mudou, você pode estar levando muito tempo para lançar seu produto ou colher feedbacks de seus clientes.

Contratos com escopos flexíveis funcionam muito melhor para o mundo atual. Mantemos entregas constantes e rápidas, definidas em pequenos planejamentos semanais e objetivos desenhados com base em aprendizados e métricas reais para reagir de maneira ágil às mudanças do mercado.

Case
Resultado 15x mais econômico e 8x mais rápido

Podemos citar o exemplo de um cliente em que implementamos essa linha de pensamento para construir o seu e-commerce. Embora ele tenha optado por assinar um contrato tradicional, com escopo fechado para uma loja online com inúmeras funções de usabilidade para o usuário e controles administrativos complexos, fatiamos as entregas por valor, e em duas semanas, subimos um site que já possibilitava a captação de leads para que pudesse monetizar e validar o seu modelo de negócio, enquanto o site completo continuava em desenvolvimento. O resumo da ópera é que o MVP (Minimum Viable Product), gerou mais demanda que o comercial da empresa suportava no momento e cumpriu | a missão que seria do e-commerce (finalizado meses mais tarde, apresentando-se desnecessário até o presente momento). Nem precisamos dizer que hoje, o tipo de contrato preferido por esse cliente é o de escopo aberto, que poderia ter trazido uma economia de aproximadamente 15x e uma velocidade de 8x para receber sua primeira receita, quando comparados ao formato legal escolhido.

Essa disruptiva forma de olhar para o trabalho traz inúmeros diferenciais para o nosso negócio e reflete diretamente nos resultados dos nossos clientes. Se quiser saber mais sobre o assunto e conhecer cases como esse, fale com a gente. Será um prazer trocar experiências!
Ah, outra coisa: será maravilhoso receber um feedback sobre esse texto. O que você acha que podemos melhorar nele?

Obrigado!

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