Branding - Apaixone seu cliente para criar valor
Para ser seguida, a marca
precisa ser amada
Se sua marca fosse uma pessoa, como ela seria? Qual seria sua personalidade? Brincalhona, séria, aventureira? Qual seria sua idade? Como se vestiria? Qual seu perfume? Que tom de voz ela teria? Teria algum sotaque? Se preocuparia com causas nobres?
Pensar em uma marca como uma pessoa que se relaciona e se comunica com seres humanos, é uma boa forma de criar atributos e estratégias de comunicação para que seu target identifique-se e preste atenção em suas mensagens. Para sua empresa ser amada, seguida e compartilhada ela precisa que esses atributos estejam presentes em todas as áreas da coorporação. Desde de um simples “alô” em um atendimento de telemarketing e uma brincadeira em um código de barras de um produto, até algum diálogo inusitado em uma campanha de mídia de massa.
Depois que definir a identidade, basta alinhar os objetivos da empresa com as estratégias de marketing que irão comunicar com o público alvo em busca do lucro. No mercado atual, empresas não podem se dar o luxo de economizar em comunicação, uma vez que na mesma gôndula do supermercado ou na mesma tela de computador, todos estão disputando por uma fatia de market share. Um produto com uma marca e comunicação sedutora vende mais que um produto maravilhoso que não comunica seus atributos de forma clara.